sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dieta X Reeducação Alimentar


 Dieta

http://dietasera.blogspot.com.br/ O que vem a ser o termo dieta

Uma dieta é um plano alimentar que serve para nos guiar em busca da saúde e da boa forma.
Para montar esse plano alimentar devemos associar nossas necessidades diárias de nutrientes ao nosso gasto de energia, buscando um equilíbrio entre a ingestão de alimentos e atividades do cotidiano.
 



  Não existe uma dieta universal, a dieta deve ser pessoal levando em conta:
  
 *A constituição da pessoa, seus objetivos e limites, tempo que dispõe para fazer exercícios, doenças, tanto a predisposição a alguma quanto uma já existente, a relação da pessoa com o ambiente isto é, se é alérgica se seu organismo não tolera determinado grupo de alimentos em fim.
*Cada pessoa precisa de uma dieta que se adapte a seu modo de vida e organismo, o que não significa que não existam uma série de hábitos comuns que levam a um bom plano alimentar e conseqüentemente a uma vida saudável.
*Existem vários tipos de dietas para cada objetivo, se a pessoa quer perder peso ela fará uma dieta de baixa caloria adequada a seu cotidiano, se o desejo é ganhar massa muscular a dieta será rica em proteína e carboidrato além de muito exercício físico, para controlar o colesterol o plano alimentar vai diminuir a ingestão de gorduras, se o desejo é prevenir o diabetes adeus aos excessos de carboidratos e açúcares, melhorar o funcionamento do organismo aumentando o consumo de alimentos crus , acabar com o mau humor é acabar com a carne vermelha, e assim por diante…
*Só depois de uma avaliação médica, exames e uma interpretação do cotidiano da pessoa que poderá ser montada a dieta ideal.
É muito perigoso começar uma dieta sem orientação médica ou conhecimentos sobre seu organismo, seguir as imprudentes dietas da moda pode criar um ciclo de ganho e perda de peso infinito, a tristeza gerada pela privação de alimentos que tanto se gosta pode dar as mãos aos problemas comuns do dia-a-dia e resultar em uma depressão, portanto cuidado! Respeite seus limites e seu corpo agradecerá.

 

Reeducação Alimentar

Vamos falar um pouco sobre

http://dietasera.blogspot.com.br/

Reeducação alimentar é um termo muito comentado ultimamente como o "segredo" para eliminar peso e ter uma vida mais saudável, livre de doenças e do efeito sanfona. Mas você sabe no que consiste esse processo?
Durante toda a nossa vida, principalmente na infância, aprendemos o que e como devemos comer com nossos pais e pessoas da nossa convivência, nem sempre alimentos saudáveis.


http://dietasera.blogspot.com.br/

Quando ficamos mais velhos ou nos deparamos com alguma doença como hipertensão, colesterol ou mesmo com o sobrepeso, tomamos consciência da importância da alimentação para uma vida melhor e descobrimos que não nos alimentamos de forma balanceada.
Aí é que entra a reeducação alimentar, que na verdade consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo.
A principal coisa que devemos aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.
O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa, mas não será para outra. Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.
Mas de maneira geral podemos pontuar algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para "reeducar" a sua alimentação:
- Beba de 8 a 10 copos de água por dia;
- Evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food;
- Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais;
- Inclua alimentos integrais no seu cardápio;
- Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga;
- Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequena quantidade;


Prós e contras

http://dietasera.blogspot.com.br/

É importante dizer que a reeducação alimentar é um processo lento, um aprendizado! Quando atingir o peso desejado, a manutenção será moleza (pois você incorporou novos hábitos que passam a fazer parte da sua forma de se alimentar normalmente, em oposição a uma dieta relâmpago que introduz hábitos radicais temporários e se tornam insustentáveis no longo prazo). A manutenção da RA vai consistir apenas em dar continuidade a algo que já lhe é natural e aí é só continuar comendo bem, com moderação!

 

http://dietasera.blogspot.com.br/Dieta ou Reeducação Alimentar?

Você deve estar pensando qual a  diferença entre a dieta e a reeducação alimentar?


 

A dieta é, por definição, a privação de alguns alimentos seja por doença ou pela vontade de perder peso. Já a reeducação alimentar vem com o objetivo de reeducar, de ensinar a ter hábitos saudáveis.


Dietas funcionam?

Resposta: Sim, mas temporariamente!
Dificilmente uma pessoa vai agüentar passar mais que 2 ou 3 semanas fazendo uma dieta de privação de carboidrato ou proteína, ou fazendo a dieta da sopa, do sanduíche, da gelatina, do shake. Outro fato que contribui para o fracasso de uma dieta é que ela faz com que a pessoa passe a evitar eventos sociais com medo de furar a dieta e acaba dizendo não àquele almoço de domingo com a família, ao aniversário do amigo, ao happy hour da sexta-feira – com medo de perder todo o esforço da semana. E quando não agüenta mais, ou mesmo quando consegue chegar no peso desejado e resolve dar fim à dieta, volta a comer como antes e as chances de engordar novamente são grandes. E viva ao efeito sanfona até a próxima dieta!


Então, por que as dietas fascinam tanto as pessoas?

Resposta: Porque elas prometem emagrecimento rápido! É só passar na frente de uma banca e observar a capa de algumas revistas: “Emagreça 5kg em 5 dias”, “Barriguinha seca em 10 dias”. Lembre-se, quanto mais rápido for o emagrecimento, mais rápida será a recuperação do peso perdido!
Em contrapartida vem a Reeducação Alimentar. Ela tem o objetivo de ensinar a comer bem e com as mudanças dos hábitos alimentares proporcionar um emagrecimento saudável.
Na Reeducação não é necessário deixar de comer nada, mas é fundamental observar a quantidade e a variedade dos alimentos. Você vai aprender sobre os alimentos que mais deve consumir, a quantidade necessária para um bom funcionamento do corpo e quais deve evitar, diminuindo o consumo. Por exemplo, trocar uma fritura por algo cozido ou assado, acrescentar frutas ao cardápio, aumentar o consumo de fibras através de alimentos integrais.


Moderação é a palavra de ordem! Uma feijoada no domingo é bem vinda – todo dia, não! Um chocolate na TPM ou um brigadeiro no aniversário do sobrinho, sim – sobremesa todo dia, não!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário